quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Igualdade de Gênero na sociedade brasileira


    A igualdade de gênero refere-se à igualdade entre o homem e a mulher. A mulher no Brasil ainda é muito discriminada em vários aspectos da sociedade. Em sua casa é discriminada pelo  marido e, em alguns casos, sofrem agressões. No ambiente de trabalho recebem  salários menores que os dos homens.
     A desigualdade de gênero não é um fato que ocorre só nos dias atuais, a mulher sempre sofreu discriminação por serem consideradas  "o sexo frágil” e, no pensamento dos homens, é um ser inferior.
      Mas a mulher não é um ser inferior e nem superior na sociedade, somos todos iguais. A igualdade de oportunidades entre homens e mulheres tem que ser tratada de forma estruturada de modo a introduzir uma mudança na cultura do nosso país nos diferentes níveis.
      A igualdade de gênero nasce como consequência do processo de evolução da mulher em todo os setores da sociedade, considerando o Brasil que é uma sociedade machista. A mulher a cada dia está ganhando espaço e conquistando oportunidades reivindicando que seus direitos  sejam respeitados.  
      Embora a lei pregue que somos todos iguais, na prática o que constatamos é muita desigualdade. Desse modo, foi criada a Lei Maria da Penha  que visa
proteger mulheres de agressões feitas pelos maridos que se  valem da força física para mostrar que é um ser superior.
   Portanto, percebemos que, apesar das lutas empreitadas pelas mulheres ao longo da história, ainda há muito que conquistar, em especial no mercado de trabalho.
                                                                         Verônica (2º ano C)


Igualdade de gênero

  Falar de igualdade de gênero é falar sobre as mulheres e como elas vêm crescendo e fazendo sua história
 As mulheres de antigamente eram vistas como seres inferiores aos homens e, para tentar modificar essa visão, elas foram e ainda estão na luta.
As mulheres de hoje estão querendo construir o seu papel na sociedade, com o mesmo tratamento, respeito e dignidade que os homens têm, acabando assim com o machismo.
 É preciso quebrar preconceitos para as mulheres possam mostrar o quanto são capazes e que pode ter uma posição privilegiada na sociedade e não só como donas de casa. Para tanto, muitas lutas ainda precisam ser travadas para  que essa realidade se concretize.
                                            
                                                                      Camila Melo 3°B

3 comentários:

  1. Parabéns pelos textos escritoras do odette!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. a igualdade é algo que vem sendo discutido a muito tempo na saciedade entre homens e mulheres,os homens se acham superiores as mulheres em tudo mais eles só superiores na foça.A mulher vem conquistando todo o espaço do homem e com isso eles se sentem oprimidos pois a mulher acaba se tornado independente sem a necessidade deles
    aluna:Adriana Souza
    serie:3A

    ResponderExcluir