quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Textos do Jornal-mural (1ª edição)

Reportagem
Corrupção Continua Ativa No Brasil

Jornalistas conversam com moradores de uma comunidade que estão bastante indignados com tanta corrupção


                    Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) divulgou o Ranking da Corrupção no Brasil e o partido que ficou em primeiro lugar foi - DEMO, com 69 políticos cassados. Quase encostado com o DEMO ficou o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) com 66 políticos cassados. O partido é um dos maiores do Brasil com 19 Senadores eleitos (o maior partido em número de senadores) e 77 Deputados Federais eleitos (o segundo maior em número, perdendo apenas para o PT) além de vereadores, governadores, prefeitos e deputados estaduais espalhados pelo Brasil.
Os cinco mais corruptos do ranking ainda contam com PSDB (58 políticos cassados), PP (26 políticos cassados) e PTB (24 políticos cassados).
               Os três partidos políticos analisados pela nossa Série Eleições em 2012 até agora (PR, PP e DEMO) e que ganharam avaliação negativa, aparecem entre os 10 primeiros no Ranking da Corrupção. O que pode indicar uma aproximação de partidos corruptos com ideologias homofóbicas e nazistas.
                    Em uma Comunidade, moradores deram uma entrevista falando sobre a corrupção. Eles se encontram bastante indignados com tudo isso que os políticos vêm cometendo, também alegam que pagam muitos impostos, porém não resulta em nada e, cada vez mais, os políticos vêm fazendo várias lavagens de dinheiro e com todos esses problemas a população brasileira vive de uma forma bastante crítica.
                    Os moradores de Paripe disseram: “a maioria da população deveria escolher os candidatos que tentam a reeleição que primeiramente deve-se avaliar se eles cumpriram suas promessas de campanha, se pelo menos teve um índice de cumprimento elevado e é sempre bom está inteirado da ideia e dos ideais tanto dos candidatos quanto dos partidos”. Falaram ainda que o ministro Joaquim Barbosa sempre vem comentando o mensalão como  um dos maiores casos de corrupção do país.
                    Com tudo isso os moradores dizem que: ”quem acaba sendo os maiores prejudicados são todos eles que necessitam de muitas coisas básicas principalmente na área da saúde” desabafa Carlos Henrique morador de Paripe.
                    Eles também falam que assistem em vários noticiários os prejuízos que a corrupção traz, tais como: Compromete a integridade dos valores que dão significado a própria ideia pública, frustra a consolidação das instituições, compromete as áreas sensíveis como saúde e educação além de afetar o próprio principio democrático.

 Jaquison  Mendes,  Elder Antônio e  Silmara Cruz dos. (2º B)



Nenhum comentário:

Postar um comentário