segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
Analise a charge abaixo e escreva um texto que traduza sua concepção acerca desse processo de inserção social dos afrodescendentes no Brasil.


 

44 comentários:

  1. O texto mostra a realidade.
    Os negros são mal tratados,muitos vistos como ladrões e drogados o ano todo e nenhum político,nenhuma autoridade faz nada pra mundar a realidade do negro ninguem da oportunidade de emprego,o ensino é pessimo,iai quando chega no dia 20 de movembro se faz um monte de palestras e promessas de melhorias para os negros,mas no outro dia o negro volta a ser enchergado pela sociedade do mesmo jeito que era no dia 19 e nos outros dias.

    ResponderExcluir
  2. O texto mostra como e a vida de um homem negro perante a sociedade , como todos podem ver ainda existe racismo , um ser humano ja mais pode ser tratado dessa forma ,por mais umilde que seja .as vezes as pessoas passa por essa situaçAo por nao te o que come , e muitos por falta de emprego ass Alaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom o texto!!!
      Só precisa arrumar os erros de ortografia.
      Parabéns!

      Excluir
  3. É UMA REALIDADE QUE VEMOS ATE O DIA DE HOJE,O NEGRO SOFRENDO PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO.O NEGRO E MUITO MAL VISTO PELA SOCIEDADE,PORQUE ACHA QUE TODO NEGRO E LADRÃO.TEM MUITOS LADRÃOS DE TERNO E GRAVATA E A SOCIEDADE ABAFAR.O NEGRO TEM QUE TER SUA VEZ,TER QUE TER UMA BOA EDUCAÇÃO,OTIMOS ATENDIMENTOS.E O SEU DEVIDO VALOR.O NEGRO SO E LENBRADO NO DIA DA CONCIÊNCIA NEGRA,QUE LENBRA NOSSA LUTAR,E COMO FOMOS ESCRAVIZADOS ,E SOMOS ATE HOJE.DEPOIS DESSA DATA AS PESSAOS ESQUECE TUDO ,E TUDO VOLTA A SER NORMAL.VAMOS VALORIZA A NOSSAS ORIGEM,TER RESPEITO COM OS NOSSOS ANCENTRAS. ESTER MENDES 3 A

    ResponderExcluir
  4. isso é o que acontece com muitas pessoas que reciclão trabalhão varios dias para ter o que comer.as pesssoas achan que negro que reciclão não e gente como qualquer uma outra pessoa,na grande maioria das vezes ainda são agredidas só por ser negro e catadores de recicláves á muito rascismo na sociedade até hojé.nesta emagem n°4 mostra o homem branco dando os parabéns pelo o dia da consciência negra e o presentiou co uma flor mais isso so aconteceu pois era o dia da consciência negra no outro dia vouta a ser tudo como era antes.mostra também que neste dia tudo é flores cheios de promesas que não são compridas é um dia que não faz diferença alguma para aquele catador de recicláveis.

    ResponderExcluir
  5. No Dia 20 de Novembro comemoramos o " Dia Nacional da Consciência Negra". É uma Data para o Povo Brasileiro lembrar que a Luta Por uma sociedade unida, Democrática e Livre de Preconceitos.
    É uma Data que nos lembra a Resistência do Negro a Escravidão e ao Racismo.

    Esta Charge Retrata o Sofrimento dos Negros Com o Preconceito. Em Pleno século xxI, o preconceito ainda esta muito Forte, com Relação a cor da Pele, mesmo sendo crime. Também as Pessoas que não tem boas Condições Financeiras, são Maltratados em todos os Lugares e são Muito Explorados.
    Podemos e Devemos Mudar essa Dura Face da Realidade da Humanidade, Começando Pelo Nosso Comportamento perante uma sociedade de "Baixissimo Nivel", Dando Oportunidade a todos.
    Pois o que não Queremos que Façamos com Nós, Também não Façamos com O nosso Próximo. Seja ele qual for a Cor, A Classe Social e etc...
    Diferente SIM, Melhores NUNCA.

    ResponderExcluir
  6. A CHAGE MOSTRA O QUE ACONTECE , PESSOAS PRECISA PROCURAR COMIDA NO LIXO,RECICLAR ETC.PARA PODER TER O PÃO DE CADA DIA.E MUITAS VEZEZ É DISCRIMIDADOS POR PORISSO E POR SER NEGRO.MUITOS ACHAM QUE POR A PESSOA SER NEGRO É LADRÃO E TEM MEDO ATÉ DE CHEGAR PERTO.TODOS NÓS SOMOS IGUAIS PERANTE Á LEI E SEM QUALQUER DISTINÇÃO. ASS:LILIAN DO 3ºA
    PORISSO QUEA CONCIENCIA NEGRA FOI MUITO IMPORTANTANTE, SERVE COMO CONSCIENTIZAÇÃO E REFLEXAÇÃO SOBRE A IMPORTANCIA DA CULTURA E DO POVO AFRICANO NA FORMAÇÃO DA CULTURA NACIONAL.O PRECONCEITO RACIAL E O QUE MAS ABRANGE EM TODO O MUNDO, POIS AS PESSOAS JULGAM AS PESSOAS POR CAUSA DE SUA COR , OU MELHOR RAÇA.NA MEDIDA EM QUE O PRECONCEITO RACIAL SE MANIFESTA EM QUE AS PESSOAS SÃO PREJULGADAS.QUANDO NAO CONHECEMOS UM INDIVIDUO BEM,COMEÇAMOS A CARACTERIXÁ-LO,INCONSCIENTEMENTE,COM BASE NO QUE VEMOS.PERCEBEMOS QUE O PRECONCEITO É UM DOS PROBLEMAS MAIS GRAVES EM TODO O MUNDO, E QUE AS PESSOAS PRECISAM SE CONHECER MELHOR, INDEPENDENTE DE COR OU RAÇA,SENDO BRANCO, PRETO,INDIO OU QUALQUER OUTRO TIPO,DEVEMOS RESPEITAR E ZELAR PELO PÓXIMO.

    ResponderExcluir
  7. A charge mostra a mais pura realidadeque vem acontecendo em nosso pais, mostra a grande dificuldade dos negros em conseguirem uma vaga de emprego sem ser descriminado ,por isso que muitos sem opção de escolha tem que catar lixo pra sobreviver. mostra também que tem dias em que eles encontram alguma coisinha outros que eles encontarm muito pouco e outros que eles não encontram nada.
    Infelismente, apesar de sermos todos iguais segundo a lei, independentemente de caor ou da etnia, mais ainda presenciamos muitos atos de descriminação racial em nosso pais.

    ResponderExcluir
  8. A charge mostra a mais pura realidadeque vem acontecendo em nosso pais, mostra a grande dificuldade dos negros em conseguirem uma vaga de emprego sem ser descriminado ,por isso que muitos sem opção de escolha tem que catar lixo pra sobreviver. mostra também que tem dias em que eles encontram alguma coisinha outros que eles encontarm muito pouco e outros que eles não encontram nada.
    Infelismente, apesar de sermos todos iguais segundo a lei, independentemente de caor ou da etnia, mais ainda presenciamos muitos atos de descriminação racial em nosso pais.

    Alessandra Brito 3°B

    ResponderExcluir
  9. o dia 20 de novembro,que é celebrado o dia da consciencia negra não é mais lembrado e comemorado pela sociedade atual que vivemos como antes,cada dia que passa, as pessoas se esquecem de poder comemorar os dias de tradiçoes que existem.. principalmente aquelas tambem foi parte da nossa história.

    ResponderExcluir
  10. No dia 20 de Novembro comemoramos o "Dia Nacional da Consciência Negra", é uma data para o povo brasileiro lembrar que a luta por uma sociedade igualitária, democrática, unida e livre de preconceitos é necessária para o desenvolvimento da nação. Dia 20 de Novembro não é somente mais uma data no calendário, é uma data que nos lembra a resistência dos negros à escravidão e ao racismo. Foi neste dia que Zumbi, líder e guerreiro do Quilombo dos Palmares, foi capturado e morto, tendo sua cabeça exposta em Recife com a função de intimidar os escravos a seguirem seus passos, onde tornou-se símbolo não só da resistência negra no Brasil, mas da luta pela liberdade humana. O racismo ainda é a forma mais clara de discriminação no Brasil, onde manifestam-se de forma camuflada e subliminar, pois pouco se discute sobre o assunto. A imagem do negro na televisão, nos livros, nas universidades e nos trabalhos ainda é inferior perante o branco. Os negros nas novelas é um exemplo de racismo, onde estão sempre abaixo dos personagens brancos. No Brasil o racismo é considerado crime, onde o sujeito pode até pegar pena de reclusão. Mas, acima de tudo, é dever da sociedade brasileira se conscientizar de que a cor da pele não interfere na capacidade e nem no caráter do indivíduo.

    ResponderExcluir
  11. TAIS SANTO do 3ª ano disse...


    No dia 20 de Novembro comemoramos o "Dia Nacional da Consciência Negra", é uma data para o povo brasileiro lembrar que a luta por uma sociedade igualitária, democrática, unida e livre de preconceitos é necessária para o desenvolvimento da nação. Dia 20 de Novembro não é somente mais uma data no calendário, é uma data que nos lembra a resistência dos negros à escravidão e ao racismo. Foi neste dia que Zumbi, líder e guerreiro do Quilombo dos Palmares, foi capturado e morto, tendo sua cabeça exposta em Recife com a função de intimidar os escravos a seguirem seus passos, onde tornou-se símbolo não só da resistência negra no Brasil, mas da luta pela liberdade humana. O racismo ainda é a forma mais clara de discriminação no Brasil, onde manifestam-se de forma camuflada e subliminar, pois pouco se discute sobre o assunto. A imagem do negro na televisão, nos livros, nas universidades e nos trabalhos ainda é inferior perante o branco. Os negros nas novelas é um exemplo de racismo, onde estão sempre abaixo dos personagens brancos. No Brasil o racismo é considerado crime, onde o sujeito pode até pegar pena de reclusão. Mas, acima de tudo, é dever da sociedade brasileira se conscientizar de que a cor da pele não interfere na capacidade e nem no caráter do indivíduo.

    ResponderExcluir
  12. essa charge mostra a nossa realidade,mostra que um homem não e visto por ninguém quando chega o dia da consciência negra vem um engraçadinho e deseja dia da consciência negra achando que o pobre catador de lixo e ninguém, já no dia seguinte a vida dele volta ao normal como ele não existissem .

    ResponderExcluir
  13. Ai vem mostrando como os negros são realmente vistos na sociedade,ou melhor, como eles não são vistos,pois as pessoas só lembram deles no dia em que se comemora o dia da consciencia negra,sendo que durante todo o ano eles tem oportunidades para se conscientisar de que eles existem,então não adianta eles lembrarem dos negros em um único dia sendo que depois será como se eles nem existissem,e mesmo que se comemore o dia da consciencia negra nada é feito em prol dos negos mostrando assim que as passoas que podem fazer algo por eles não se importam com eles.

    ResponderExcluir
  14. Laís Nascimento disse...

    Ai vem mostrando como os negros são realmente vistos na sociedade,ou melhor, como eles não são vistos,pois as pessoas só lembram deles no dia em que se comemora o dia da consciencia negra,sendo que durante todo o ano eles tem oportunidades para se conscientisar de que eles existem,então não adianta eles lembrarem dos negros em um único dia sendo que depois será como se eles nem existissem,e mesmo que se comemore o dia da consciencia negra nada é feito em prol dos negos mostrando assim que as passoas que podem fazer algo por eles não se importam com eles.

    ResponderExcluir
  15. Aluna: Livia cristina de jesus santos
    serie: 2º c vespertino

    o dia 20 de novenbro e comemorado o dia da consciencia negra para mim e um ato de nos negros poder nos defender.
    Na chargue eu vejo algo que podemos ver todos os dias ao nosso redor como sempre o negro sendo descriminado,axo que se as oportunidades para o mercado de trabalho crescesse e o preconceito acabasse esses tipos de coisas nao estaria acontecendo em nosso pais.

    ResponderExcluir
  16. O dia da consciência negra é um momento de reflexão certo, mas só vão pensar na vida de um afro descendente, que é necessitado de bom estudo de uma boa qualidade de vida, de um apoio do governo ou de direitos iguais só nesse dia que adianta ,queremos ver ação todos os dias, não um dia que nos represente por que temos plena consciência que somos negros.

    ResponderExcluir
  17. O dia da consciência negra é importantissímo para relembrar a influência desta raça em nossas vidas, seja ela, na cultura, na culinário, na arte ou no vestuário. Entretanto, seria melhor se todos os dias lembrássemos disto para que esta história de racismo vinhesse a desaparecer.
    A influência negra está impregnado em quase tudo aqui no Brasil. Um país como o Brasil não pode ignorar a cultura afrodescendente, pois o mesmo foi crescendo com esta "vitamina" africana. As músicas, as vestes, os pratos, os pontos turisticos, tudo isto nos leva a lembra do quanto a cultura afrodescendente está interligada em nós. Então, por quê só lembrá-la no dia 20 de novembro?
    Precisamos entender que muitas vidas morreram para que tivéssemos liberdade. A maior cultura que há no Brasil é a africana, por conta disto precisamos valorizar as nossas raízes.

    aluno: Denis de J. Batista
    3o Ano A

    ResponderExcluir
  18. O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
    A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).

    ResponderExcluir
  19. Aluno: Ademiro Santos
    Turma: 2°C

    No dia 20 de novembro é comemorado o dia da consciência negra e esse dia é marcado por muita luta pelo povo negro de todos momentos que eles passaram até serem livres.
    Essa pequena história retrata por mais triste que seja esta retratando o que ainda acontece até mesmo em nosso pais. O preconceito pela cor da pele, apesar da escrevidão já terem chegado ao fim mais em certos lugares ainda existem esse preconceito, só pelo fato da pessoa ser negro tem gente que acha que é menos favorecidos que os outros por isso temos que lutar para tentar mudar essa triste realidade que ainda é existente no mundo.
    Por isso temos que fazer a diferença nessa dura realidade.

    ResponderExcluir
  20. o dia da consciência negra representa a nossa luta contra preconceito racial, que tempos de hoje ainda existe que pessoas nao gosta da outra por causa da cor e retrata tambem as dores e gritos que negros sofreram muitos nos anos anteriores, esse dia 20 de novenbro e celembra pra acabar com preconceito racial e a imagem mostra a realidade dos negros do nosso mundo que a maioria e pobre. alessandro nascimento dos santos 3 ano

    ResponderExcluir
  21. No dia 20 de novembro é considerado o dia nacional da consciência negra. Essa data foi escolhida através da morte de Zumbi. A consciência negra representa nossa luta contra o preconceito racial, hoje ainda existe muito preconceito principalmente em locais publicos, por isso temos que lutar para tentar mudar essa realidade.

    Aluna: Cleidiane sanches
    Serie: 3º A

    ResponderExcluir
  22. Dia 20 de novembro dia da consciência Negra.Será que durante 365 dias o negro apenas será lembrado nesta data?
    Ser humano como qualquer um, vivendo de maneiras que o faça feliz na medida do possível, os negros vão se superando cada vez mais, dentre si eles vão se orientando procurando fazer o melhor para sobreviver,cada dia a procura de uma melhor qualidade de vida não de desistindo de ser o que é NEGRO, e não se desmoralizando por ser assim:preto e pobre.

    ResponderExcluir
  23. O dia da consciência negra, deveria ser lembrado todos os dias não apenas em um data específica.
    Sabemos que o preconceito não é um caso recente vem de muito tempo atrás,e até hoje permanece, todas as pessoas tem que tem consciência e dizer não a o racismo, a cor da pele não importa o que importa é o caráter.
    O charge mostra infelizmente a realidade do negro hoje em dia,há escravidão nos séculos XVIII E XIX, tem até hoje muitas consequência,por isso muitos negros não concluem seus estudos, tem os piores empregos.Mas acredito que com o passar o tempo isso vai mudar para melhor.

    Alisson Carvalho 2°C

    ResponderExcluir
  24. Durante 364 dias pela manhã ao assistimos a tv, vemos brancos apresentando o jornal e negros sendo mostrado como crimunosos, pela noite ao assistir vemos brancos como protagonista e negros como vilões, criminosos ou escravos.
    Pesquisas mostram que negros com os mesmos graus de escolaridade recebem 45% do salário do branco, e que na cidade maravilhosa 66% da sua população negra estar nos presídios. Mas na semana do dia 20 de novembro, dia da conciência negra, tudo isto é esquecido, a cada 10 minutos passa uma propaganda apoiando a igualdade entre as raças . Pelo que sei a maioria é quem sempre vence, se durante 364 dia é vivido uma realidade preconceituosa , durante um único dia, a não ser que haja uma onda hipinotica, não se adiquirirá uma consiência de igualdade racial.
    O dia da conciência negra é comemorado por muitos com uma completa hipocrisia, talvez podiamos trocar o nome dia da conciência negra para dia do legado afro no Brasil ou simplesmente tentarmos mudar essa realidade sendo honestos com nós mesmo esquecendo a diferença de cor e levar enconta que soms e não de que cor somos.

    Tais Almeida 2°C

    ResponderExcluir
  25. o texto mostro que ainda no seculo em que estamos ainda sofremos racismo. quando chaga na data de 20 de novembro lembram que ainda sofremos racismo desigualdade só pele cor de nossa pele. alguns políticos escrevem uma faixa dizendo diga não ao racismo outro bota uma bando de pagode pra tocar na pracinha. ao inveis de fazer projeto pra que mude ha situação do negro no mundo renata 3*b

    ResponderExcluir
  26. o texto mostro que ainda no seculo em que estamos ainda sofremos racismo. quando chaga na data de 20 de novembro lembram que ainda sofremos racismo desigualdade só pele cor de nossa pele. alguns políticos escrevem uma faixa dizendo diga não ao racismo outro bota uma bando de pagode pra tocar na pracinha. ao inveis de fazer projeto pra que mude ha situação do negro no mundo não e só na data que devemos lembra que ainda estamos sofrendo temos que mudar com urgência renata 3*b

    ResponderExcluir
  27. Os afrodescendentes contribuíram imensamente para a cultura brasileira,no entanto não damos o respeito e o valor que eles merecem.
    Hoje em dia no século XXI o racismo continua em alta,o negro é desvalorizado na nossa sociedade,a cada dia tentam buscar o seu lugar,enfrentam grandes obstáculos por serem negros.
    Temos uma sociedade hipócrita,pois a sociedade só sabem dar importância ao negro no dia 20 de novembro.Mas não é assim todos os dias temos que saber respeitar e valorizar o negro,se hoje em dia temos liberade é porque os nossos antepassados lutaram e sofrerem para isso.
    Por tanto temos que lembrar todos os dias do valor do negro em nossa sociedade,temos que ter atitudes contra o racismo,e lembrar sempre que somos um país diversificado,e que não devemos ser uma sociedade racista.

    Luciane Santos.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. O dia da Conciencia negra e um dia muito importante para nos negros, porque e um dia que lembra-mos das nossas origens coisa que nao devemos esquecer e nem negar isso pra ninguém, mas e incrível como a maioria das pessoas só lembra disso nessa data 20 de Novembro.
    Enquanto a charge a cima Mostra um rapaz negro trabalhando em reciclagem dias antes do dia da Consciência negra e depois e no dia 20 chega um rapaz acho seu chefe e vai e lhe uma rosa e um Parabéns, em minha opinião ele se lembrou desse rapaz por causa do dia, gente isso quer dizer hoje em dia ainda existem pessoas racistas que descriminam cor de pele, nossa somos todos iguais, muitas pessoas acham que porque somos negros não temos valor algum, podemos ver em jornais a maiorias dos apresentadores de TV são todos brancos e raro você ver um negro pra mim isso quer dizer que o branco tem, mas capacidade do que o negro, por quê? Somos todos iguais, isso e um absurdo. Vamos lembrar que somos um pais de misturas temos varias raças, e isso prova que não devemos ser uma sociedade RACISTA em forma alguma seja de pele ou por outra coisa!

    ResponderExcluir
  30. O dia 20 de novembro é o dia que no Brasil comemoramos o dia da consciência negra.
    Mas nós só vivemos essa realidade no dia pois nos outros dias, maltratamos, descriminamos, e até mesmo julgamos pela aparência ou pela cor de pele. Lembra apenas nos dia 20 é apenas um jeito de amenizar nossa ignorância.
    Se não existisse o dia 20 de novembro nem lembraríamos como se deu essa data ou se quer quem foi o negro mais importante dessa história.
    Dessa forma não é apenas em uma data comemorativa mais em todos os dias, pois tantos na sociedade quanto na história do nosso país ele são de extrema importância.

    Aluna: Cristiane Silva
    Série/Turma: 3ºA

    ResponderExcluir
  31. O dia 20 de novembro, não é só um dia de comemoração, e um dia que se lembra de tudo que nossos antepassados já sofreram. Eu acho que o dia dos negros é todo dia, e como pedem nos presentear não é com presentes e sim com respeito de igual pra igual,
    Não é achando que todos os negros são ladrões por que não é bem assim, somos negros
    É daí? Não somos ser humanos? Somos pessoas normais como qualquer outra independente de cor ou raça



    ALUNO: Erisvaldo Moreira Santos Junior
    SERIE/TURMA: 2º c

    ResponderExcluir
  32. Porque será que só no dia 20 de novembro é comemorado o dia da consciência negra, se todos os dia pensamos em fazer algo que prevaleça a honra de nossa cor.
    Independente de cor, raça ou religião somos todos iguais e temos direitos e deveres como qualquer um.
    Será que os brancos também não tem o seu dia de consciência, ou apenas os negros tem consciência ou será que que só nesse dia o negro tem?
    Conscientemente o negro atribui suas atitudes a favor de uma vida melhor sem preconceito e liberdade.
    Ingrid Ferreira
    2º C

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. LARISSA SANTOS 3B PORQUE SEMPRE VEMOS OS NEGROS SEM MORAL DESACREDITADOS PELA SOCIEDADE E SEM PERSPECTIVA PARA UM BOM FUTURO? MUITOS NEGROS NÃO ACREDITAM EM SI PRÓPRIOS. NÃO ACREDITAM NA CAPACIDADE QUE POSSUEM POR CONSEQUÊNCIA DE QUASE NUNCA TER UM APOIO. ESTAMOS CANSADOS DE VER NA PRÓPRIA SOCIEDADE NACIONAL EM QUE VIVEMOS FORMAS E FORMAS DE HUMILHAR E MENOSPREZAR OS NEGROS .SÃO NECESSÁRIAS INICIATIVAS PARA FREAR E ACABAR COM O RACISMO NO BRASIL,PRINCIPALMENTE COMA AUXILIO DE ESCOLA,DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E DA EDUCAÇÃO EM GERAL. PAPEL DA ESCOLA É FUNDAMENTAL E É MUITO IMPORTANTE NO COMBATE AO RACISMO ESSES SÃO MEUS PENSSAMENTOS

    ResponderExcluir
  35. Essa charge mostra que as pessoas negras é considerada apenas no dia da consciência, o que não deveria ocorrer, durante todos os dias vemos pessoas negras sendo presa mesmo sem ter feito nada a pessoa branca a acusa apenas por ser negra. Isso já deveria ter mudado a muito tempo estamos no seculo 21 e as pessoas mantem a mente fechado a favor do preconceito Essa charge deveria ser exposta em tamanho gigante para mostrar as pessoas a realidade do negro temos a vida toda pela frente mas não para apoiar o preconceito e sim para lutarmos juntos contra ele. Jéssica C. Oliveira 2º Ano Turma C

    ResponderExcluir
  36. O preconceito ainda é um dos problemas que encontramos na sociedade pois muitas pessoas principalmente de personalidade negra são julgadas pela sua cor,modo de se vestir,vida financeira etc.O dia da consciência negra é um dia que usamos de reflexão para lembramos de tudo quanto foi feito a século atrás.
    Várias pessoas sofridas,patrões se satisfazendo do trabalho dos escravos e como pode ser chamado o grande herói Zumbi do palmares que lutou pela liberdade até o dia de sua morte,devemos fazer o mesmo continuar lutando e ultrapassar sempre as barreiras que encontramos em nooso caminho e não só lembra do dia da consciência negra no dia 20 de novembro mas sim todos os dias pois não mudamos de cor nos dias anteriores.

    ResponderExcluir
  37. a charge mostra que o dia a consciêcia negra só é lembrada no dia 20 de dezembro,é o unico dia que os negros são lembrados isso quer dizer que nos outros dias eles são despresados,humilhados.
    essa data deveria ser comemorada mas que um dia por que os negros não são só escravos são mas que isso,então deveriam receber uma atenção não só no dia 20 de dezembro.
    ALUNO:CARLOS NOLACIO
    essa tirinha demonstra que essa data é uma forma de descriminação feita para lembralos.

    ResponderExcluir
  38. Os negros enfrentam uma barreira para ter acesso ao mercado de trabalho.E quando conseguem ,os salários sâo menores pricipalmente para o moradores da baixa renda.Ser negro no brasil significam objetos,estrumentos de produção,negro na mídia sempre bandido ou pobre miseraveis,vivendo em favelas,praticando assatos ou catador de líxos receclaveis.O negro è reconhecido no dia 20 de novembro no calendário anfro-brasileiro.Muitos homens e mulheres hoje ao conseguirem empregos, tem sua remuneraçâo inferiores a dos brancos;e cargos tambèm inferiores;o que caracteriza a descriminaçâo.MARTA 2c

    ResponderExcluir
  39. no dia 20 de novembrodeve ser lembrado portodos,pois comemora-se o dia da consciência negra e essa data é e sempre será recordada,pois nessadata morreu um líder do quilimbo dos palmares,não só por ser negro e também por darabrigo aos escravos que conseguiam fugir das senzalas.
    o dia da consciência negra não deve ser lembrada como se ela não tivesse nenhum valor,nenhuma importância,como se fosse só mais um dia comum.
    a consciência negra tem grande importância nas sociedades afros,a bahia e a africa são grandes locais de acontecimentos que influênciaram,a longa e triste história negra.
    o motivo desse dia 20 de novembro,foi por causa do lider zumbi que morreu sendo traido,e tendo a cabeça cortada,zumbi foi o último lider do quilombo.
    os negros sofreram muito com a humilhação que passaram,e hoje que terem a oportunudade de chegar aos lugares que só os brancos podiam,é uma grande conquista,em bora ainda sofram com o preconceito.
    cada dia que passa os negros vão conquistando o seu espaço e isso é muito bom.
    ALUNO:LEONARDO DOS SANTOS 3B vespertino.

    ResponderExcluir
  40. A consciência negra é para lembrar a todos os brasileiros dos verdadeiros heróis nacionais, homens, mulheres e crianças - africanos e índios - que passaram séculos sendo tratados como animais.tudo isso servi de lição para nos ,pra gente poder aprender a conviver com todo tipo de pessoa
    Independente da nacionalidade dela,ou seja temos de fazer a diferença!
    Letícia 3ºB

    ResponderExcluir
  41. Com o dia Nacional da Consciência Negra o governo esperava resgatar a contribuição dos povos negros nas áreas sócias, econômicas e políticas ao longo da historia do país. Mais isso nunca ira acontecer se continuamos tratando o negro como ser humano, apenas no dia 20 de novembro. É preciso mudar, pois não podemos refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira apenas no dia da Consciência Negra, mas sim todos os dias do ano.

    camila de mello 3°B

    ResponderExcluir